Seguidores

Os Nossos Guardiões

quarta-feira, 24 de julho de 2013

ALLAN KARDEC




Imagem do Google
 
 
"(…) o Espiritismo, restituindo ao Espírito o seu verdadeiro papel na criação, constatando a superioridade da inteligência sobre a matéria, apaga naturalmente todas as distinções estabelecidas entre os homens segundo as vantagens corpóreas e mundanas, sobre as quais o orgulho fundou castas e os estúpidos preconceitos de cor. O Espiritismo, alargando o círculo da família pela pluralidade das existências, estabelece entre os homens uma fraternidade mais racional do que aquela que não tem por base senão os frágeis laços da matéria, porque esses laços são perecíveis, ao passo que os do Espírito são eternos. Esses laços, uma vez bem compreendidos, influirão pela força das coisas, sobre as relações sociais, e mais tarde sobre a Legislação social, que tomará por base as leis imutáveis do amor e da caridade; então ver-se-á desaparecerem essas anomalias que chocam os homens de bom senso, como as leis da Idade Média chocam os homens de hoje…" – Allan Kardec

 
Hippolyte Léon Denizard Rivail, nasceu a 3 de Outubro de 1804, em Leon, França. Posteriormente, adoptaria o pseudónimo de Allan Kardec, quando começou a publicar os livros que hoje compõem o espiritismo.

Nascido numa família antiga reconhecida na magistratura e na advocacia, o jovem Rivail sentiu-se muito atraído na juventude para o estudo da ciência e da filosofia, não seguindo as mesmas carreiras da sua família.

Educado na Escola de Pestalozzi, em Yverdun, na Suíça, Rivail foi um dos grandes promissores discípulos do Professor Pestalozzi, seguindo fervorosamente o seu método de ensino muito bem conceituado na França e na Alemanha, reformando o sistema de ensino.

Sendo um jovem dotado de uma brilhante inteligência e com apenas 14 anos, já muito inclinado para o ensino, Rivail demonstrava o seu bom carácter e as suas capacidades notáveis, ensinando os outros alunos que tinham mais dificuldade de aprendizagem, criando assim, cursos gratuitos. Foi graças a esta escola e ao seu Mestre, que anos mais tarde as suas ideias progressistas se materializaram e Rivail se tornou num livre-pensador.


Criado por pais católicos num país de religião protestante e os actos intolerantes que foi submetido, originaram a ideia de reformar a religião levando-o a trabalhar durante anos em silêncio com a finalidade de alcançar uma forma de unir todas as crenças. No entanto, faltava-lhe um elemento muito importante e esse, só viria a ser concebido através do espiritismo.

Antes do espiritismo, Rivail tornou-se professor e escreveu diversas obras pedagógicas, tais como:

  • 1824 - Curso prático e teórico de Aritmética, segundo o método de Pestalozzi, para uso dos professores e mães de família, com modificações - 2 tomos;

  • 1828 - Plano Proposto Para a Melhoria da Instrução Pública (coroado pela Academia Real de Arras);

  • 1831 - Gramática Francesa Clássica;

  • 1831 - Qual o sistema de estudo mais consentâneo com as necessidades da época?

  • 1846 - Manual dos exames para os títulos de capacidade: soluções racionais de questões e problemas de Aritmética e de Geometria;

  • 1848 - Catecismo gramatical da Língua Francesa;

  • 1849 - Programa dos Cursos ordinários de Química, Física, Astronomia, Fisiologia;

  • 1849 - Ditados normais dos exames da Municipalidade e da Sorbona;

  • 1849 - Ditados especiais sobre as dificuldades ortográficas.

Foi por volta do ano de 1855, quando Rivail pôs em causa as manifestações espíritas tentando então, atribuir a esses fenómenos um significado racional, baseado na lógica e na ciência. Compreendeu, imediatamente a existência do mundo invisível que se relacionava com o mundo visível e das novas leis naturais. Encontrou portanto nas forças da natureza, o conhecimento que veio trazer a Luz sobre imensos problemas e questões sem resposta até então, compreendendo assim o ponto de vista da religião.

O Prof. Rivail, psicografou vários livros através dos espíritos usando o pseudónimo de Allan Kardec, com a finalidade de diferenciar as obras espíritas das obras pedagógicas. Segundo o seu livro, Obras Póstumas, o pseudónimo foi escolhido através de um espírito que lhe revelou, que haviam estado juntos noutra vivência, como druidas, na Gália e que o seu nome havia sido Allan Kardec.

Através da codificação espírita, Kardec, tornou-se no codificador.

Eis os títulos dos Livros Espíritas:
  • O Livro dos Espíritos, Princípios da Doutrina Espírita, publicado em 18 de abril de 1857;

  • O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns e dos Evocadores, em janeiro de 1861;

  • O Evangelho segundo o Espiritismo, em abril de 1864;

  • O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo, em agosto de 1865;

  • A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo, em janeiro de 1868.

  • Além delas, como Kardec, publicou mais cinco obras complementares:

  • Revista Espírita (periódico de estudos psicológicos), publicada mensalmente de 1 de janeiro de 1858 a 1869;

  • O que é o Espiritismo? (resumo sob a forma de perguntas e respostas), em 1859;

  • Instrução prática sobre as manifestações espíritas (substituída pelo Livro dos Médiuns; publicada no Brasil pela editora O Pensamento)

  • O Espiritismo em sua expressão mais simples, em 1862;

  • Viagem Espírita de 1862 (publicada no Brasil pela editora O Clarim).

  • Após o seu falecimento, viria à luz:

  • Obras Póstumas, em 1890.

Outras obras menos conhecidas foram também publicadas no Brasil:

  • O Principiante Espírita (pela editora O Pensamento)

  • A Obsessão (pela editora O Clarim)

Allan Kardec passou os seus últimos anos dedicando-se de corpo e alma à Doutrina Espírita, tendo desencarnado aos 64 anos, em Paris a 31 de Março de 1869, vítima de um aneurisma, quando escrevia uma obra acerca das relações entre o Magnetismo e o Espiritismo.
 
Imagem do site Wikimedia
 
 
Está sepultado no Cemitério do Père-Lachaise, junto ao túmulo, erguido como os dólmens druídicos, tem escrito o seu lema que era o seguinte:

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei.”, em francês.
 
Bibliografia:
Livro: Obras Póstumas - Allan Kardec
 
Cris Henriques - Espaço Consciência Pura
 
 
Documentário sobre Allan Kardec


1 comentário:

  1. Apesar de não me denominar Espirita, tenho grande admiração por esta doutrina na visão de Allan Kardec.
    Amiga dá uma passadinha neste blog da Ana Maria, acho que você tem que conhecer, penso que vais gostar muito dela, não sei se a conhece.
    http://otapetecolorido.blogspot.com.br/
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Se gosta do conteúdo do nosso blog, sinta-se à vontade para deixar o seu comentário.

Obrigada.

Abraços de Luz,

Espaço Consciência Pura

Administradoras: Idália Henriques e Cris Henriques :)

ShareThis